Please Wait
Loaded
The Kick-off
História

O Linha de Ensaio viajou até ao passado para tentar encontrar as origens do rugby.

Artigo escrito por: Nuno Madeira do Ó

Desde os tempos medievais que existem jogos de equipa em que o objectivo era fazer um objecto (normalmente uma bexiga de porco cheia de ar), cruzar uma linha marcada num campo ou chegar a um certo lugar num campo de jogo. Estes encontros tinham lugar entre diferentes cidades, normalmente, na chamada terça-feira gorda, e há relatos históricos destes jogos desde o século XII.

Com o tempo, o jogo evoluiu das ruas para as escolas privadas inglesas (que eram frequentadas apenas por rapazes). As regras eram simples: o campo de jogo tinha linhas laterais e a bola podia ser rematada, agarrada e passada mas correr com ela na mão não era permitido. A progressão no campo era feita a pontapé, as partidas podiam duram cinco dias e as equipas podiam ter mais de 100 jogadores, cada.

Primordios daquilo que seria, um dia, o rugby. Credito: The Lordprice Collection

Como nasceu o rugby?

O ano era 1823 e a localização a Rugby School, situada na pequena localidade com o mesmo nome, no condado de Warwickshire, em Inglaterra. Diz a lenda que se jogava um jogo de “futebol” entre os alunos e que William Webb Ellis, em vez de rematar a bola para a frente, pegou nela e começou a correr até à linha final, marcando o que seria o primeiro ensaio da história deste desporto.

Esta nova modalidade comecou a ser jogada com mais frequência nesta escola e ganhou o nome do sítio onde tinha nascido – rugby football. Vinte e dois anos depois, a regras do jogo foram oficialmente establecidas e em 1851 a primeira bola de rugby foi criada por William Gilbert, sapateiro naquela localidade.  

O Rugby era visto, no século XIX, como uma maneira de criar cavalheiros, atraves do seu espírito de equipa, bravura, altruismo e auto-controlo. Estas eram características vistas como essenciais nas escolas de Cambridge e Oxford, que criaram assim os primeiros clubes de rugby. 

  

E como continuou?

Quando os estudantes saíam das escolas, deixavam de ter oportunidades de jogar rugby exceptuando os jogos anuais entre alunos e ex-alunos das escolas. Foi assim que foram criados os primeiros clubes de rugby: Universidade de Dublin (Irlanda, 1854), Blackheath (Inglaterra, 1858) e Edinburgh Academics (Escocia, 1858). O primeiro jogo internacional teve lugar em 1871, e opôs Inglaterra e Escócia. Nesse mesmo ano, foi fundada a primeira federação de rugby, a Rugby Football Union de Inglaterra com a Irlanda, Escócia e o Pais de Gales a fundarem as suas federações em 1880.

Em Portugal

O rugby chegou a Portugal na década de 20 do século passado e em 1926 foi criada a Associação de Rugby de Lisboa (ARL), que regia o desporto. No entanto, não houve uma prática consistente da modalidade até aos anos 50 quando começaram as primeiras competições oficiais.

Em 1958, a ARL foi substituída pela Federação Portuguesa de Rugby e o primeiro Campeonato Nacional teve lugar na época 1958/1959 com Os Belenenses a celebrarem o primeiro título. O grande crescimento do rugby português teve lugar no final dos anos 80 e culminou com o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2007 em França. Neste momento, existem cerca de 70 clubes federados em Portugal e a modalidade atrai cada vez mais adeptos no país.

Paulo Duarte
Entrevista