Please Wait
Loaded
Supertaça 2022
Rugby Nacional

Supertaça 2022

O primeiro título do ano será disputado pelo Belenenses (vencedor da Divisão de Honra e da Taça de Portugal 2021/22) e pela Agronomia (finalista da Taça de Portugal 2021/22) no Campo A do Jamor às 16h30 (entrada livre), no feriado de 5 de Outubro, como é tradição desde 1988.

O que esperar das equipas?

Agronomia

A equipa da Agronomia parte para este jogo na perspetiva de ganhar a sua 6ª Supertaça.

Sendo o primeiro jogo da temporada, é sempre difícil prever a forma e a qualidade de jogo de qualquer equipa. Veremos o que serão capazes os agrónomos depois da saída do treinador Frederico Sousa (que agora comanda o Cascais) e que na sua passagem pelos Agrónomos conquistou 1 campeonato e 2 Supertaças.

O novo treinador e ex-jogador do Técnico Kane Hancy será o responsável por uma equipa que o ano passado foi das mais irreverentes e que mais dinamismo trouxe à Divisão de Honra, pecando apenas por alguma inconsistência nos resultados, o que fez com que acabasse por ser eliminada perante o CDUL nos Play-Offs.

Crédito: Facebook, Rugby Agronomia.

A experiência enquanto jogador e treinador de Kane Hancy ( 2x MVP do HongKong 10’s, jogou na NZ na ITM prestigiada ITM Cup e que há vários anos se encontrava no Técnico) será, certamente, uma enorme mais-valia para uma jovem equipa da Agronomia que tem no seu nº 15, Manuel Cardoso Pinto, a maior referência individual.

O nº15 da Agronomia, da Seleção Nacional e dos Lusitanos tem sido o maior desequilibrador nos jogos destes últimos onde já marcou 2 ensaios e protagonizou várias quebras de linha, provando que é, provavelmente, o jogador em melhor forma a atuar em Portugal.

Mas a Agronomia não vive só de Manuel Cardoso Pinto. O talento do abertura Domingos Cabral, a consistência do capitão Vasco Ribeiro, a capacidade de marcar ensaios de Francisco Cabral, aliados a um pack avançado pesado causarão, certamente, muitas dores de cabeça a qualquer adversário que enfrentem.

Crédito: Luis Cabelo, via Facebook do Rugby Agronomia.

Belenenses

Após ter conquistado todos os títulos nacionais na época 2021/22, O Belenenses entrará nesta Supertaça sem dois dos seus principais jogadores da época passada: Lucas Bordigoni e Rodrigo Marta.

Enquanto o pilar Bordigoni regressou ao Chile, seu país de origem, na esperança de lutar por um lugar na histórica equipa que, pela primeira vez, se qualificou para o Mundial 2023, Rodrigo Marta rumou a França para o Dax, numa tentativa de vingar no rugby gaulês e continuar a provar que é um dos melhores jogadores da Seleção Nacional.

Depois de uma época com apenas duas derrotas (curiosamente ambas frente ao Cascais), o Belenenses parte para esta Supertaça com algum (teórico) favoritismo. Não só pelo rugby positivo e objetivo que tem apresentado nos últimos anos, mas também fruto de ter vencido as últimas 3 edições desta competição.

Crédito: Facebook do Belenenses Rugby

A equipa liderada por João Mirra tem sido a equipa mais regular nas fases decisivas desde que este assumiu funções no comando técnico da equipa, tendo conquistado 2 campeonatos (no ano de 2020 não foi atribuído campeão, numa altura em que este era líder), 3 Taças de portugal e 3 Supertaças.

O pack avançado forte e dinâmico, com destaque para Guillermo Lawrie, David Wallis e o capitão Tomás Sequeira, tem permitido às suas linhas atrasadas mostrar aquilo a que as equipas do Belenenses muito gostam de fazer: Jogos rápidos e muito oportunistas.

O abertura Francisco Menéres (100% de conversões em penalidades na final da Taça de Portugal 2021/22) quererá aproveitar a velocidade de Manuel Marta, José Santos ou Diogo Rodrigues para causar dores de cabeça à equipa que venceram por 25-20 no último jogo da época passada.

Crédito: Facebook do Belenenses Rugby

Previsão

Curiosidade: As últimas 5 edições da Supertaça foram ganhas por estes dois clubes: Agronomia (2) e Belenenses (3).

Sendo duas equipas que privilegiam um Rugby positivo e dinâmico, o vencedor deste encontro será decidido na disciplina (ambas as equipas são muito perigosas em mauls dinâmicos), na qualidade do jogo ao pé, tanto de pressão como tático e da inspiração de alguns jogadores-chaves.

Um vencedor totalmente incerto num confronto entre duas das equipas mais tituladas em Portugal e que promete ter muita emoção e qualidade.

A Agronomia quererá vingar-se de ter perdido uma equilibradíssima Final da Taça de Portugal para o Belenenses, que não vai querer perder a oportunidade de ganhar mais um título.

Previsão de Resultado Final: Agronomia 19-22 Belenenses

Divisão de Honra
Primeira Jornada