Please Wait
Loaded
Portugal v Países Baixos
Rugby Europe Championship

Rugby Europe Championship

Portugal perde em Amesterdão na segunda jornada do REC

Artigo escrito por: Mariana Honório

Melhor em Campo: Marta Pedro, novamente. A jogadora conseguiu ser uma presença importante em campo, muito eficaz defensivamente e bastante confiante coma bola na mão, mesmo que não tivesse o espaço que gostaria. Como consequência deste trabalho defensivo, a jogadora saiu lesionada, e esperamos que recupere rápido para ajudar a equipa na próxima jornada

Créditos: Rugby Europe

No dia 6 de Abril, as Lobas entraram em campo para jogar contra os Países Baixos, no primeiro jogo disputado fora de casa nesta edição do Rugby Europe Championship. Depois de uma derrota contra a seleção espanhola, Portugal entrava em campo com vontade de vencer.

O jogo começou com algum nervosismo de parte a parte, com ambas equipas a quererem demonstrar que estavam em campo para competir pelo resultado. A posse de bola dos primeiros minutos caía para as Lobas, que tinham alguma dificuldade em quebrar a linha laranja. Apesar de recorrerem bastante ao jogo ao pé, notava-se que as Lobas, em velocidade, tinham excelentes armas de ataque. Por outro lado, as jogadoras dos Países Baixos defendiam muito bem e sempre que tinham a bola na mão, privilegiavam as avançadas. No entanto, nenhuma das equipas conseguia concretizar em pontos as suas investidas.

Créditos: Rugby Europe

Aos 17 minutos Portugal entrou pela primeira vez nos 22 metros opostos, com um alinhamento lançado por Inês Marques e conquistado por Sara Moreira. Contudo, alguma impaciência no ataque permitiu o turnover e acabou por não fazer avançar o marcador do lado português.

No entanto, aos 28 minutos, a equipa dos Países Baixos inaugurou o marcador, após uma saída de 8 que permitiu à bola chegar até à ponta direita (7-0). Impulsionadas pelo ensaio marcado, as neerlandesas continuaram a atacar mas foram impedidas nas suas tentativas, primeiramente por Marta Pedro que conseguiu impedir um ensaio, e depois através de um excelente esforço defensivo coletivo. Ao intervalo, vantagem mínima da equipa da casa e tudo para jogar na segunda metade do encontro.

Créditos: Rugby Europe Championship

A segunda parte começou com posse neerlandesa, com um jogo acelerado e muito vertical. Esta mudança de atitude deu frutos aos 43 minutos, com um ensaio da formação neerlandesa após uma boa finta de passe (14-0). Oito minutos depois, a seleção dos Países Baixos aumentava a diferença no marcador novamente através de uma transmissão rápida da bola, que culminou no 3.º ensaio da equipa de laranja.

A história voltou a repetir-se aos 56 minutos de jogo, deixando o resultado em 26-0. A eficácia das neerlandesas associada à velocidade da sua transmissão era assim premiada com pontos, em particular pelas mãos da ponta direita, Kika Mulling.

Aos 70 minutos, o resultado era 33-0, num jogo bastante duro para as Lobas. Aos 72 minutos, Daniela Correia conseguiu finalmente inaugurar o marcador português, após uma marcação rápida de uma penalidade. Destaque para a boa quebra de linha de Adelina Costa que deu origem à falta dos Países Baixos.

O resultado terminou com 40 pontos para os Países Baixos e 5 para Portugal, num jogo muito físico e em que a ofensiva laranja levou a melhor.

Portugal vira agora atenções para o jogo contra a Suécia, o último deste Women’s Championship 2025.

Créditos: Rugby Europe

 

Suécia v Portugal
Rugby Europe Championship