Please Wait
Loaded
Portugal v Países Baixos
Rugby Europe Championship

Rugby Europe Championship

Portugal perde (7-31) na estreia no Rugby Europe Championship.

Artigo escrito por: Mariana Honório

Melhor em Campo: Mariana Marques e Adelina da Costa – a segundo centro marcou o único ensaio do jogo para Portugal e foi sempre bastante vertical com a bola na mão enquanto que a número oito portuguesa foi sempre muito segura, defensiva e ofensivamente, estando bastante envolvida no jogo desde o primeiro ao último minuto.

Portugal defrontou os Países Baixos no passado sábado, dia 24 de Fevereiros. As Lobas estreavam-se assim, a jogar em casa, no Championship, contra uma seleção que vinha de uma confortável vitória contra a Suécia.

O jogo teve um bom começo  com as portuguesas a faze correr a bola. Em várias ocasiões, conseguiam fazer chegar a oval às mãos de Daniela Correia ou Antónia Braga que, com excelentes arrancadas, conseguiam quebrar a forte defesa neerlandesa. No entanto, foi a seleção dos Países Baixos que acabou por inaugurar o marcador aos 7 minutos, fruto do poder físico que caracterizava o seu jogo.

Portugal reagiu bem ao ensaio sofrido e não deixou a equipa visitante ficar à frente no marcador durante muito tempo. As Lobas conseguiam levar o jogo para a frente e ganhando metros no terreno.  Na sequência de uma formação ordenada para as Lobas, a seleção mostrou-nos a qualidade das suas linhas atrasadas e marcou um ensaio de primeira fase com Mariana Marques a descobrir um espaço na linha neerlandesa. O ensaio foi convertido pela capitã, Daniela Correia, e deixou o jogo empatado a 7 pontos.

O jogo continuou a ser pautado pelo equilibrio, com a equipa neerlandesa a apostar bastante no contato e a conseguir manter bem a posse de bola, o que dificultava o jogo das Lobas. A seleção lusa lutava afincadamente para parar a linha avançada dos Países Baixos num jogo que se mostrava muito combativo, e que favorecia a equipa visitante. Apesar de terem marcado mais dois ensaios antes do intervalo (7-17), a primeira parte deixava a sensação de que o jogo poderia cair para qualquer lado.

Crédito: Luis Cabelo

A segunda parte continuou na mesma toada, com as neerlandesas a continuar a utilizar o seu pack avançado para invadir os 22m Portugueses. Isto implicava um grande sacrifício defensivo por parte das Lobas, que trabalharam sempre para dar a volta ao resultado. Apesar do árduo trabalho defensivo, gostaríamos de deixar uma nota positiva para as quebras de linha de Adelina da Costa quando as Portuguesas tinham a oval em sua posse.

Uma das consequências do trabalho defensivo, foi a amostragem de dois cartões amarelos (49 e 62 minutos). Com menos uma jogadora em campo, um trabalho que já era difícil, passou a ser quase impossível. A seleção dos Países Baixos acabria por marcar mais dois ensaios que traria o marcador para os finais 31-7.

O Linha de Ensaio falou com Marta Pedro:

“Foi um jogo muito intenso e físico. Sentimos que conseguimos impor o nosso jogo na primeira parte e que, por isso, estivemos por cima do jogo. Fizemos boas jogadas, boas entradas e boas placagens contra uma adversária que sabíamos que ia procurar este jogo mais físico.

Acho que, apesar do resultado, tivemos uma boa entrada no Championship, e agora vamos trabalhar focadas nos próximos dois jogos, com a garantia de que vamos dar sempre o nosso melhor.”

Crédito: Luis Cabelo

 

Portugal v Espanha
REC