Rugby Europe Trophy 2022/23
Portugal recebeu e venceu a Finlândia por 39-0, num jogo a contar para a segunda jornada do Rugby Europe Trophy 2022/23.
Artigo escrito por: Nuno Madeira do Ó
O melhor: Segundo jogo a contar para o Rugby Europe Trophy, segunda vitória Portuguesa. Desta feita, foram 39 pontos sem resposta que valem o primeiro lugar na tabela classificativa. Para além disso, as comandadas de João Moura têm 110 pontos marcados e apenas 5 sofridos – espectacular.
O menos bom: Apesar do resultado, Portugal cometeu alguns erros de handling que custaram alguns pontos não marcados. Uma situação que pode assumir outra importância contra adversárias mais fortes.
Melhor em campo: Foram várias as jogadoras que estiveram em bom plano na equipa Portuguesa. O scrum lusitano continua a fazer mossa e a primeira linha (Carlota Torres – Inês Marques – Neuza Reis) esteve muito bem. Ana Freire também esteve num bom nível, com um jogo muito físico. Do banco, Adelina Costa e Ana Teresa Santos tiveram um impacto muito positivo na partida, com a Formação a imprimir bastante velocidade a partir do ruck, destabilizando a linha defensiva Finlandesa. No entanto, o prémio de melhor em campo vai para Mariana Marques. Que jogão! Três ensaios marcados, bastantes quebras de linha e metros ganhos. Mariana consegue aliar uma excelente leitura de jogo e uma inteligência táctica superior a uma alta velocidade de execução, o que complica bastante a tarefa de quem a tem que parar. Impressionante.
Portugal defrontou no CAR Jamor a seleção da Finlândia. Ambas as equipas vinham de vitórias, com as Lobas a vencerem na Bélgica por 5-71 enquanto que as nórdicas tinham recebido e derrotado a Alemanha por 43-5.
A Finlândia começou o jogo por cima, colocando muita pressão na defensiva Portuguesa. Com um pack avançado bastante possante, as Finlandesas procuravam progredir no campo por zonas centrais. No entanto, a defensiva Portuguesa esteve muito bem, com bastante segurança nas placagens, e não deixava que esse esforço ofensivo se transformasse em pontos.
Aos 7 minutos, o primeiro ensaio da partida: tudo começa com uma grande arrancada de Mariana Santos na ala esquerda que ganha cerca de 40 metros e permite à equipa instalar-se no meio campo adversário. Após uma jogada de insistência com várias fases, Mariana Marques aparece no corredor esquerdo e, com a equipa Finlandesa a focar-se em cobrir a zona central, marca sem oposição. Ensaio não convertido e 5-0 para a equipa da casa.
Após o ensaio Português a Finlândia continuou a atacar mas com todas as tentativas a esbarrarem na linha defensiva nacional. No entanto, foi preciso esperar mais 10 minutos para ver Portugal se aventurar no meio-campo adversário: Maria João Costa correu cerca de 70 metros e só foi parada perto da linha de 5m da Finlândia. O ataque não resultou em pontos mas deu o mote para o que estava para vir. Com a equipa instalada na metade Finlandesa, depois de uma grande abertura ao pé, Inês Spínola marcou na ala direita. 10-0 com 15 minutos para jogar na primeira parte.
Dois minutos mais tarde, novo ensaio Português, desta vez por Mariana Santos. Portugal a explorar muito bem as alas, aproveitando o facto da Finlândia focar o seu jogo na zona central do campo e ter dificuldade em defender nos corredores laterais. Boa combinação do ataque nacional, com a oval a passar por Mariana Maques e Daniela Correia antes de chegar a Mariana Santos que correu 25 metros antes de marcar.
Esta sucessão de ensaios pareceu tirar o folgo à equipa da Finlândia que deixou de conseguir atacar e aos 34 minutos, Sara Moreira marcou o quarto ensaio Português, na sequência de um bom alinhamento. 20-0 ao intervalo e uma exibição convicente das Lobas.
A Finlândia iniciou a segunda-parte a tentar atacar mas sem conseguir quebrar a linha defensiva de Portugal e aos 46 minutos, novo ensaio Português: Mariana Marques com um excelente dummy, a abrir uma cratera na linha finlandesa e a marcar sem oposição (25-0). Depois deste ensaio, a Finlândia passou mais tempo na metade Portuguesa mas sem conseguir criar situações de verdadeiro perigo. Aos 62 minutos Mariana Marques recebeu a oval bem dentro do meio-campo Português e foi por ali fora, sem pedir licença à defesa da Finlândia. Quatro defesas e 70 metros depois cruzou a linha de ensaio com à vontade e marcou o terceiro ensaio da sua conta pessoal. Ensaio convertido e 32-0 com 16 minutos para jogar.
Até ao fim, ainda tempo para Adelina Costa marcar o último ensaio da partida e para Isabel Ozório estabelecer o resultado final. 39-0 para Portugal, coroando uma exibição muito consistente da equipa Portuguesa.