Please Wait
Loaded
Portugal v Alemanha
Feminino

Rugby Europe Trophy 2021/2022 

Seleção Nacional Feminina vence a Alemanha por 57-0.

Artigo escrito por: Nuno Madeira do O

O melhor: grande exibição da equipa Portuguesa que não deu hipótese à sua congénere alemã. Foram nove os ensaios marcados (e podiam ter sido mais) equanto que a Alemanha não teve reais situações de perigo.

O menos bom: É complicado encontrar alguma coisa a apontar mas o resultado podia ter sido ainda mais dilatado se a equipa Portuguesa tivesse sido mais dominante nas formações ordenadas e tivesse mais rapidez a tirar a bola dos rucks.

 Melhor em campo: Portugal teve várias jogadoras a realizarem exibições muito boas (Ana Freire muito forte fisicamente, Mariana Santos e Daniela Correia sempre a fazer a defensiva alemã a passar mal, Mariana Marques e Sara Moreira também com um jogo de bastante alto nível) mas o nosso destaque vai para Inês Spínola. Que grande jogo da ponta que fez um hat-trick e ainda assistiu para outro ensaio. Cada incursão no meio campo da equipa adversária criava situações de perigo para o ataque Português e causava calafrios à defesa da Alemanha. Um jogão!

Crédito: Miguel do Carmo

A equipa nacional, muito motivada, entrou no jogo algo nervosa, mas disposta a mostrar o bom rugby que se pratica eFoi sob bastante calor que Portugal recebeu a Alemanha no complexo desportivo do Jamor num jogo a contar para o Rugby Europe Trophy. Depois de uma vitória contra a Bélgica (10-8), a expectativa alta para o embate contra as germânicas.

Foi a Bélgica que inaugurou o marcador através da conversão de uma penalidade, passando para a frente por 0-3 Portugal entrou de rompante e marcou o primeiro ensaio aos 85 segundos (!) de jogo. Jogada de insistência após uma boa arranca de Adelina Costa e Elsa Santos a cruzar a linha de ensaio para aquele que seria o primeiro dos nove ensaios marcados pela equipa nacional. Portugal continuou a dominar a partida e podia ter ampliado a vantagem aos 4 minutos mas uma penalidade ofensiva não deixou que isso acontecesse.

 

A Alemanha tentou entrar mais no jogo e ter mais bola mas qualquer tentativa de ataque era parada pela defesa portuguesa. Os ataques da equipa da casa sucediam-se mas foi preciso esperar até ao minuto 15 para ver o segundo ensaio luso: alinhamento ganho nas alturas e uma excelente jogada de entendimento entre Inês Spínola e Daniela Correia com a número 14 a marcar o primeiro dos três ensaios que viria a marcar nessa tarde.

A Portugal continuava a marcar ensaios (21 e 28 minutos) e foi preciso esperar até aos 30 minutos para ver a Alemanha a entrar os 22 portugueses. No entanto, devido ao bom trabalho da defesa portuguesa, o ataque foi inconsequente.

Ainda antes do intervalo Inês Spínola com um brilhante chip and chase rompeu pela defesa da Alemanha com a bola a sobrar para Mariana Santos que mergulhou sobre a bola e confirmou o ensaio. Pontapé aos postes acertado e Portugal chegava ao intervalo a vencer por 31-0.

Credito: Miguel do Carmo

A segunda parte começou de uma maneira mais calma mas aos 55 minutos Portugal voltaria a marcar: jogada muito boa do ataque luso com a bola a passar rapidamente por cinco jogadoras até chegar à inevitável Inês Spínola que junto à linha lateral mergulhou para o seu terceiro ensaio da tarde.

O calor intenso começava-se a fazer sentir e ambos os seleccionadores começaram a refrescar os XV iniciais. Por Portugal, as primeiras jogadoras a sair do banco (por volta do minuto 60) foram Carlota Torres (por troca com Elsa Santos), Leonor Amaral (Maria Vasquez) e Maria Costa (Mariana Marques).

Portugal marcou mais dois ensaios (ambos através de situações de pick and go), selando o resultado final aos 78 minutos por Beatriz Rodrigues (Daniela Correia converteu). Excelente exibição de Portugal que se encontra no topo da Pool B com 9 pontos em dois jogos.

Credito: Miguel do Carmo

 

Final: Black Lion
Lusitanos XV