Please Wait
Loaded
Rugby Europe Championship
7s Masculino

7s Masculino

PORTUGAL está na World Challenge Series!

Artigo escrito por: Joao Freudenthal

Com o resultado conjunto do Algarve 7s e do Hamburgo 7s, a equipa masculina conquistou um lugar no Torneio que qualificará uma equipa para o Circuito Mundial de 7s.

Os Lobos ficaram no 6º lugar em Hamburgo, garantindo assim o 5º lugar na classificação geral, a primeira equipa depois das equipas que já disputam o circuito: Irlanda (Vencedora), França, Espanha e Grã-Bretanha.

O QUE SE PASSOU EM HAMBURGO?

No primeiro dia Portugal apenas defrontou a Itália e, embora, não tenha sido um jogo muito bem conseguido, a equipa encontrou o caminho para a vitória (33-21).

O segundo dia ia ser fundamental para a qualificação para os quartos de final. Os Lobos venceram a Roménia por 26-5, embora a exibição tenha deixado a desejar sobretudo a nível ofensivo. Precisando de não perder por mais de 10 pontos para garantir o primeiro lugar do grupo, Portugal teve dificuldades perante uma equipa física georgiana e acabou por perder (12-19). No entanto, o principal objetivo foi cumprido e Portugal terminou no topo do grupo.

Primeiro lugar garantido e quartos de final frente à melhor terceira classificada que, por azar e um conjunto de resultados nesse sentido, calhou… à Irlanda (eventual vencedora do Championship 2023). A equipa defendeu bem, mas os irlandeses provaram-se demasiado fortes.

Acabando o segundo dia do torneio e fruto dos resultados favoráveis, os Lobos sabiam que já tinham um dos três lugares de apuramento para o Challenge Series, um dos grandes objetivos da época.

No último dia, com o conforto do apuramento garantido, a equipa venceu a Bélgica (28-10) e na disputa pelo 5º lugar, deixar a equipa da casa (Alemanha) levar a melhor (12-26).

Credito: Rugby Europe

BALANÇO DA ÉPOCA

Torneio menos conseguido dos três disputados no último mês, sendo que, curiosamente, foi o único em que Portugal conseguiu ficar em primeiro do grupo, tendo a infelicidade de disputar os quartos de final frente à poderosa Irlanda. No entanto, o que se retira deste torneio, na nossa opinião, foi uma equipa mais coesa e com mais soluções. Houve maior rotatividade, Manuel Marta e Diogo Sarmento estavam lesionados e nesse sentdo, gostaríamos de destacar Manuel Fati e Vasco Câmara (sem prejuízo das boas exibições dos restantes membros menos experientes).

Uma época que começou com um Mundial em Setembro e termina com um 4º lugar no apuramento para os Jogos Olímpicos e um, mais do que merecido, apuramento para o Challenge Series! Fantástica época dos comandados de Frederico Sousa e Pedro Leal. Parabéns à equipa.

Com os olhos da FPR virados (sem surpresa) para o Mundial de XV, esta equipa fez-nos ver que, se não houvessem outros interesses e tivesse havido um planeamento mais em linha com a vontade e talento destes jogadores, os resultados poderiam ter sido ainda melhores.

Embora o Mundial de XV seja uma das maiores montras, a grande solução para colocar definitivamente Portugal no mapa rugbístico poderá passar por esta seleção de 7s. E só não vê quem não quer. Excecional desempenho a nível defensivo, coesão e união no jogo a 3, melhoria no pontapé e recuperação da bola no ar (aspeto fundamental no jogo de 7s!) e, sem grande destaque para nenhum jogador em especial, o destaque da Linha de Ensaio vai para Frederico Sousa.

Este destaque revela a capacidade do treinador de ter montado uma equipa de jogadores jovens, que não praticam 7s com regularidade e de ter construído um plano de jogo adaptado à realidade e aos jogadores. É notável o espírito do grupo fora de campo e isso refletiu-se dentro de campo.

Embora tenham havido excelentes exibições individuais, seria injusto não destacar a equipa de trabalho.

Assim vamos longe.

Pensemos a sério na preparação da próxima época e demos a esta equipa aquilo que provaram merecer!

Parabéns a todos!

P.S.: Não sendo o objeto deste artigo e não menosprezando em qualquer nível a seleção feminina, queríamos também felicitar a equipa de João Moura pela manutenção. Uma equipa que mostrou que pode evoluir muito e protagonizaram excelentes exibições contra equipas com mais argumentos.

Credito: Rugby Europe
REC - Hamburgo
7s Feminino