Please Wait
Loaded
Semi Final: Tel-Aviv Heat
Lusitanos XV

Super Cup Semi-final 

Os Lusitanos XV venceram os Tel-Aviv Heat por 42-26 e garantiram um lugar na final da Rugby Europe Super Cup.

Artigo escrito por: Rui Neto Fernandes

O melhor: Num jogo muito disputado, os Lusitanos XV dispararam para a vitória nos 20 minutos finais, com uma exibição muito forte neste período que permitiu a obtenção de 14 pontos. 

O menos bom: A franquia lusitana cometeu alguns erros no campo defensivo, que poderiam ter sido evitados, e que permitiram aos Heat somar pontos e disputar o resultado.

Melhor em campo: Rodrigo Marta. Num jogo em que se destacaram várias exibições individuais (nomeadamente Manuel Cardoso Pinto, Jorge Abecassis ou Pedro Lucas), Rodrigo Marta voltou a demonstrar o seu excelente momento de forma, sempre muito interventivo no jogo e com a marcação de dois ensaios – o segundo digno de figurar num best-off dos melhores ensaios da época.

Rodrigo Marta, o melhor em campo para o Linha de Ensaio . Crédito: Filipe Monte

A franquia da Federação Portuguesa de Rugby defrontou no CAR do Jamor a franquia israelita na primeira meia-final da Rugby Europe Super Cup, num jogo muito disputado que culminou com a vitória lusa..

Os Tel-Aviv Heat, equipa profissional com jogadores elegíveis para a seleção nacional de Israel e outros oriundos da África do Sul, Inglaterra, Irlanda ou Fiji, alcançaram a semi-final em virtude da exclusão das equipas russas da competição, depois de terem obtido o terceiro lugar na Conferência Este.

O primeiro ensaio do encontro foi marcado logo aos 6 minutos por Manuel Cardoso Pinto numa grande jogada individual com uma arrancada imparável até à linha de ensaio.

 

Os Heat reagiram aos 14 minutos após uma falta lusitana na formação ordenada dentro da sua área de 22 metros, com a oval a sobrar para o defesa Sebastian Jobb marcar um ensaio fácil e igualar o jogo 7-7.

Aos 22 minutos Jorge Abecassis marcou a primeira de duas penalidades convertidas durante o encontro e sete minutos mais tarde, numa boa jogada portuguesa, o médio de abertura quebrou a linha de vantagem israelita e serviu Tomás Appleton para o segundo ensaio lusitano.

Jorge Abecassis em acção. Credito: Filipe Monte

A franquia israelita respondeu com dois ensaios seguidos, um aos 32 minutos, marcado por Jacques Potgieter e o segundo aos 37 minutos após mais um erro dos Lusitanos desta feita na disputa do alinhamento, com a bola a ser transmitida à ponta esquerda para o ensaio do número 14 Jamba Ulenga.

Os Lusitanos reagiram com um excelente ensaio marcado por Rodrigo Marta, que aproveitou da melhor maneira uma solicitação ao pé de Manuel Cardoso Pinto após mais uma das suas arrancadas.

Na segunda parte os Heat adiantaram-se novamente no marcador através do segunda linha Jacques Potgieter. No entanto, o momento alto do jogo estava no entanto guardado para o minuto 61. Rodrigo Marta recebeu a oval, aguentou a carga de três jogadores adversários, libertou-se da placagem e arrancou para um ensaio espetacular.

Os Lusitanos embalaram nesta fase definitivamente para a vitória. Aos 66 minutos Domingos Cabral (que entretanto tinha substituído o lesionado Jorge Abecassis) converteu mais uma penalidade em aos 77 minutos Jason Cornelies, com uma grande estreia na equipa portuguesa, marcou o ensaio que colocou o resultado nos 42-26 finais.

A equipa lusitana alcançou assim um lugar na final desta competição, que se disputará no dia 7 de Maio em Portugal. O adversário será a franquia da Geórgia dos Black Lion, primeiros classificados da Conferência Este e que entretanto derrotaram os espanhóis dos Castilla e Leon Iberians na segunda meia-final da competição.

Credito: Filipe Monte

Portugal v Alemanha
Feminino