Please Wait
Loaded
Ronda 1: Iberians
Lusitanos XV

Super-cup #1

Os Lusitanos XV derrotaram os Castilla y León Iberians por 34-19 na primeira jornada da SuperCup 2021.

Foi numa tarde solarenga que os Lusitanos XV se estrearam na edição de 2021 da SuperCup, a nova competição internacional regida pela Rugby Europe. Os adversários foram os Castilla y León Iberians, equipa que viajou de Espanha até Lisboa para este encontro. 

O melhor:

Velocidade e tipo do rugby português. Fluido, vistoso e bastante variado. 

O ensaio de José Paiva dos Santos: 71 minutos de jogo, Sousa Guedes recebe a bola à saída da linha de 22 de Portugal. Numa arrancada de mais de 50 metros, bate quatro defesas espanhóis antes de passar a bola para Paiva dos Santos que, junto a linha lateral e com um side-step fenomenal tira do caminho o último defesa dos Iberians antes de mergulhar para o ensaio. Sublime.

O menos bom: alinhamentos e formações ordenadas. Por vezes atabalhoados e inconsistentes, causaram, por vezes, bastantes problemas à equipa nacional. 

Homem do jogo: Nuno Sousa Guedes. O Defesa Português esteve imparável, terminando o jogo com 19 pontos e duas assistências para ensaios. Para além disso, foi uma constante dor de cabeça para a equipa dos Iberians com a velocidade que lhe é conhecida. Depois de uma exibição de alto nível no último jogo dos Lobos, Nuno Sousa Guedes a mostrar que continua em grande forma e capaz de fazer a diferença por Portugal e pelos Lusitanos. 

Nuno Sousa Guedes. Credito: Luis Cabelo

Historia do jogo:

A primeira parte do encontro foi bastante disputada, com pouco espaço para se jogar e sem grandes oportunidades para ambas as equipas. A equipa nacional mostrou desde o início do jogo mais entrosamento que os Iberians que, apesar de serem mais experientes, não conseguiam criar um jogo fluido e ser objectivos, tanto a atacar como a defender. 

O marcador avançou apenas a toque de bota e o resultado ao intervalo era de 12-6. 

Credito: Luis Cabelo

A segunda parte começou com um ligeiro ascendente por parte dos Iberians que conseguiram encurtar a margem para apenas três pontos. Isto pareceu acordar os Lusitanos que começaram a praticar um rugby rápido, com muitos passes curtos e constantes movimentações, que abriam bastantes espaços na defesa espanhola, criando o primeiro ensaio Português aos 44 minutos pelo talonador Duarte Diniz. 

Foi neste registo que o jogo continuou, com a equipa Portuguesa sempre à frente no marcador, conseguindo marcar um total de quatro ensaios contra apenas um da equipa Espanhola com o resultado final de 34-19. 

As duas equipas voltam a encontrar-se no próximo fim de semana, em Espanha, para a segunda ronda da SuperCup. 

Paiva dos Santos a celebrar o seu ensaio. Credito: Luis Cabelo
Ronda 2: Iberians
Lusitanos XV