Please Wait
Loaded
Ronda 5: Devils
Lusitanos XV

Super Cup #5 

Os Lusitanos XV derrotaram os Brussels Devils por 53-14 e mantêm o pleno de vitórias na Rugby Europe Super Cup 

Artigo escrito por: Rui Neto Fernandes

O melhor: A vitória dos Lusitanos XV garante desde já o 1º lugar na conferência Oeste o que irá permitir à franquia portuguesa jogar as meias-finais contra o 2º classificado da conferência Este e em casa. 

O menos bom: Nada a apontar neste domínio, os Lusitanos XV dominaram completamente o jogo desde o apito inicial.

Melhor em campo: Nuno Sousa Guedes.  Num jogo em que a linha de três-quartos dos Lusitanos esteve em alto nível destacou-se o defesa português com várias arrancadas que criaram muito perigo para a defesa belga, estando envolvido nas jogadas de 4 ensaios lusos e marcando 13 pontos (1 penalidade e 5 conversões).

Nuno Sousa Guedes ontem o melhor em campo pra o Linha de Ensaio. Crédito: Luis Cabelo

Os Lusitanos XV defrontaram no Jamor a franquia belga dos Brussels Devils sabendo que a passagem às meias-finais da Rugby Europe Super Cup já estava garantida. No entanto, uma vitória contra os Devils garantia desde logo o primeiro lugar e a franquia lusa não deixou passar esta oportunidade.

Logo aos 1:30 minutos os Lusitanos adiantaram-se no marcador na sequência de um ensaio marcado por Jorge Abecassis numa jogada iniciada numa grande arrancada de Nuno Sousa Guedes, que esteve em destaque neste encontro. O mesmo Sousa Guedes converteu uma penalidade aos 6:00 minutos elevando o resultado para 8-0. 

Aos 13 minutos o médio de formação João Belo marcou de forma rápida uma falta nos 22 metros belgas, rodou pelo lado fechado e marcou o 2º ensaio do jogo numa boa jogada individual. Duarte Diniz, aos 24 minutos, concluiu da melhor maneira uma jogada em maul, colocando o placard em 22-0.

 

Os Brussels Devils esboçaram nesta fase uma reação, dinamizada pelo seu pack avançado e viriam a conseguir o seu primeiro ensaio aos 29 minutos, marcado por Maximilien Hendrickx, mas aos 35 minutos, numa jogada de insistência com a oval a viajar toda a largura do campo, João Granate marcou o ensaio que levou o jogo para intervalo com 29-7 no marcador.

Na segunda parte os Lusitanos XV entraram com a mesma dinâmica e com a linha de três-quartos a continuar o grande jogo que estava a fazer até então. Numa jogada em velocidade, Manuel Picão marcou o 5º ensaio português aos 43 minutos e aos 55 minutos Pedro Lucas concluiu da melhor maneira mais uma excelente jogada de Nuno Sousa Guedes, colocando o resultado em 43-7.

Aos 70 minutos os Lusitanos XV conquistaram a bola num alinhamento para os Devils, quase nos seus 22 metros, e o ponta José Paiva dos Santos arrancou, passou por 3 defesas belgas e marcou o 7º ensaio luso.

Manuel Picão, autor de dois ensaios e uma grande exibição. Credito: Luis Cabelo

Os Brussels Devils reduziram para 48-14 aos 75 minutos, num ensaio marcado por Noze Finfe, antes de Manuel Picão (excelente exibição do número 8 Português) marcar o seu 2º ensaio da noite, selando os 53-14 finais.  

Mais uma vitória sem contestação dos Lusitanos XV, a 5ª em outros tantos jogos. A franquia portuguesa defronta o Delta na última jornada da fase de grupos, enquanto aguarda pela definição do 2º classificado da conferência Este, adversário dos Lusitanos na meia-final.

A equipa dos Lusitanos XV conseguiu até ao momento 24 dos 25 pontos em disputa e é, sem dúvida, a equipa mais forte do grupo Oeste. Para além dos resultados, o facto de Patrice Lagisquet ter conseguido dar minutos de jogo a jovens jogadores nacionais é uma grande ajuda para a equipa de Portugal no caminho para o Campeonato do Mundo de 2023.

Tomas Appleton, capitão dos Lusitanos XV. Credito: Luis Cabelo

No outro jogo do grupo Oeste, os Castilla y Léon Iberians derrotaram os Delta por 32-30 e asseguraram o segundo lugar no grupo.  

Foi a quinta vitória dos Lusitanos no mesmo número de jogos que asseguraram o primeiro lugar da Conferência Oeste. O proximo jogo será contra os Delta, em Lisboa (11 de Dezembro, pelas 15h). 

Women's Trophy 2021/22
Feminino