Super Cup #6
Lusitanos XV bateram a equipa do Delta por 62-7 na última jornada da Rugby Europe Super Cup e terminam da melhor maneira a fase de grupos da competição.
Artigo escrito por: Nuno Madeira do O
O melhor: novamente, o rugby praticado pela equipa dos Lusitanos. Rápido, apoiado, com bastantes opções ofensivas. Um prazer ver esta equipa jogar.
O menos bom: Nada a apontar. Os Lusitanos dominaram do início ao fim.
Melhor em campo: com vários jogadores a realizarem uma excelente exibição, foi complicado escolher apenas um mas o nosso destaque vai para João Vieira. O número doze Português marcou dois ensaios e fez uma assistência, num jogo onde a performance defensiva foi igualmente excelente. A confirmar o excelente rugby que mostrou no Campeonato da Europa de sub-20 e que lhe valeu um lugar no XV da competição.
Foi sobre um generoso sol de inverno que os Lusitanos entraram no complexo desportivo do Jamor para encerrar a fase de grupos da Rugby Europe Super Cup. Patrice Lagisquet tinha prometido no final do jogo do passado fim-de-semana que ia dar tempo de jogo ao jovens lusitanos e compriu com um XV com uma media de idades muito baixa e alguns jogadores que tinham actuado no Campeonato de Europa sub-20 do passado mês de Novembro.
Os neerlandeses do Delta, que tinham vindo de uma grande exibição (apesar da derrota por 32-30) contra os Iberians começaram o jogo por cima e dominaram a partida durante os primeiros dez minutos de jogo. No entanto, a defensiva portuguesa mostrava muita tranquilidade e não permitiu situações de grande perigo. Destaques para Duarte Torgal e João Granate nesta fase do jogo.
O primeiro ensaio (de muitos) chegou aos 13 minutos através do ponta Francisco Rosa com o defesa João Freudenthal a marcar o Segundo cinco minutos depois. Jorge Abecassis converteu os dois (excelente pontapé) em arco no segundo pontapé aos postes e colocou o marcador em 14-0 com vinte minutos de jogo.
Os Lusitanos continuavam a mostrar em campo porque razão não sofreram nenhuma derrota na competição até ao momento e, jogavam um rugby apoiado e vistoso, provocando muitos calafrios à defesa do Delta. Nuno Peixoto e Vasco Durão cruzaram a linha de ensaio por mais duas vezes e colocaram o resultado nuns esclarecedores 26-0 ao intervalo.
A segunda parte começou como a primeira tinha terminado e os Lusitanos, muito bem comandados por Jorge Abecassis, voltaram a marcar aos 54 minutos de novo através do ponta Vasco Durão. Até ao fim da partida, as oportunidades continuaram a surgir e com elas mais ensaios: João Vieira (60 e 70 mins), Francisco Cabral (67 e 80 mins) e Nuno Peixoto (73 mins). A equipa do Delta marcou o seu ensaio de honra aos 49 minutos através de Gyan van den Bogert.
Os Lusitanos terminam esta fase da competição com 257 pontos marcados e apenar cinco ensaios sofridos em seis partidas. A meia final da Rugby Europe Super Cup será jogada apenas em Abril (adversário ainda por determinar). Até lá, um merecido descanso e a sensação de dever mais que cumprido.