Portugal ficou em quarto lugar na etapa de Budapeste do Rugby Europe Trophy 7s e confirmou a subida ao Rugby Europe Championship, assim como a presença no World Cup Qualifiers.
A segunda etapa do Rugby Europe Trophy 7s teve lugar nos dias 17 e 18 de Junho e quem acompanhou o torneio ficou com uma alguma sensação de deja vu em relação ao fim-de-semana passado. Mais uma vez, Portugal conseguiu três vitórias no mesmo número de jogos durante a fase de grupos. Desta vez, as “vítimas” foram as selecções da Moldávia, Hungria e Suécia.
Na primeira partida, Portugal venceu com facilidade (36-0) uma selecção Moldava com bastantes fragilidades defensivas e que nunca chegou a criar uma situação de real perigo para as comandadas de João Moura. Por Portugal, marcaram Mariana Santos (3), Leonor Amaral (2), e Vera Simões.
Contra a selecção anfitriã, Portugal concedeu os primeiros pontos do torneio (7) mas em contrapartida marcou… 43. Cruzaram a linha de ensaio Mariana Marques (2), Vera Simões (2), Adelina Costa, Raquel Costa, e Matilde Goes. Outra exibição muito convicente cujo resultado nunca esteve em causa.
O último jogo da fase de grupos colocou novamente a Suécia no caminho de Portugal. No fim-de-semana anterior, em Zagreb, a equipa nacional tinha batido a sua congénere Sueca por duas vezes (a primeira na fase de grupos e a segunda no jogo que atribuiu a medalha de bronze a Portugal). Desta vez, apesar do resultado ter sido mais próximo que nos jogos anteriores, Portugal venceu por 19-12 (Mariana Marques (2) e Inês Spínola).
Com a vitória no grupo, e à semelhança do que tinha acontecido em Zagreb, Portugal marcou encontro com a Geórgia nos quartos de final desta etapa. Se no fim-de-semana anterior o resultado teve em disputa até ao apito final, o mesmo não sucedeu desta vez. Com uma exibição cheia de personalidade e um rugby bastante apoiado e que encontrava espaços com facilidade na defesa Georgiana, Portugal venceu por 33-0. Com este resultado, o tão ambiciado top-4 estava garantido e com ele a subida de divisão para o Rugby Europe Championship do próximo ano.
Nas meias-final, voltou a encontrar a selecção da Itália e voltou a não conseguir levar de vencida as azzurri. Desta vez, Itália venceu por 29-17 e, mais uma vez, voltou a empurrar Portugal para a batalha do 3˚ e 4˚ lugar onde, pela quarta vez no espaço de duas semanas, Portugal ia defrontar a selecção da Suécia que tinha perdido a sua meia-final contra Inglaterra.
Portugal começou bem a partida e tudo parecia encaminhado para mais uma vitória. No entanto, as pernas já pareciam pesar bastante e a equipa Portuguesa não conseguiu aguentar o poderio físico na selecção da Suécia e perdeu a partida por 22-7.
Apesar da derrota, os objectivos foram cumpridos. Portugal assegurou a subida de divisão bem como um lugar nos World Cup Qualifiers.
O Linha de Ensaio falou com Mariana Marques sobre o torneio:
Terceiro lugar, promoção ao Championship e lugar no World Cup Qualifiers. Que balanço fazes deste torneio?
Fomos para a competição com os nossos objetivos bem traçados e todas em sintonia para o que queríamos. A confiança no processo e em todo o nosso trabalho, incluindo o do nosso maravilhoso staff, era e é grande! Por isso não tínhamos dúvidas do resultado final! Este 3º lugar no trophy já era nosso!
Quais são es expectativas para o os Qualifiers?
Para além da visibilidade que vamos ter, toda a experiência vai ser de outro nível! Já tivemos a oportunidade de estar em Sevilha no final do ano passado o que abriu nos horizontes para o que um dia podemos ser. Vamos, sem dúvida, agarrar esta oportunidade com unhas e dentes e prometo que menos do que o nosso melhor não vão ver!
Como achas que correu este torneio a nível pessoal?
A nível pessoal, sem dúvida que foi um ponto alto. Jogar no championship experienciar um nível muito alto do rugby europeu, depois termos “caído” para a divisão inferior que nós sabemos que não é onde pertencemos. Foi importante levantarmos a cabeça ainda com mais força para voltarmos ao alto nível com esta “pujança” toda. Faz-me sentir um orgulho enorme em cada uma de nós e por todas as que por aqui passaram e passarão!