Divisão de Honra 2022/2023
Depois de uma vitória do Belenenses na Super Taça frente à Agronomia, num jogo mais equilibrado do que o resultado espelha (32-18),amanhã, dia 8 de Outubro, dá-se o pontapé de saída da Divisão de Honra com o Cascais a receber o São Miguel às 12h.
Cascais v S. Miguel
O Cascais foi uma das boas surpresas do ano passado, tendo feito uma fase regular quase intacta, tendo sofrido apenas derrotas com o Direito e, curiosamente, com o seu adversário deste fim-de-semana. Com o novo treinador Frederico Sousa, vindo da Agronomia, o Cascais procurará vingar-se da derrota em casa no ano passado que lhes custou o primeiro lugar da fase regular.
O São Miguel teve excelentes momentos o ano passado e fez frente a alguns dos principais emblemas, tendo inclusivamente ganho ao Cascais e feito ponto bónus defensivo com o finalista Direito. Acabaram por não se apurar para os play-offs fruto de alguma inconsistência, mas avizinha-se uma época de crescimento com alguns resultados que irão pôr à prova todas as equipas.
Jogo: Campo da Guia, Sábado (Dia 8) às 12h
Previsão de resultado: 31-14
Lousã v Direito
Os Beirões deixaram algumas boas indicações na pré-época, tendo enfrentado Belenenses e Benfica. Irão receber os finalistas do ano passado na esperança de causar alguma surpresa. Apesar do favoritismo não estar do seu lado, a juventude e o coração de uma equipa que venceu todos os jogos o ano passado no Campeonato, poderá causar algumas dificuldades aos homens de Monsanto.
O Vice-campeão em título vai querer começar com o pé que lhe dá o nome e não vai querer desperdiçar os 5 pontos neste jogo. Uma equipa só com jogadores portugueses que em muito contribui para a Seleção Nacional e para os Lusitanos parte com favoritismo, mas sabendo que os beirões podem ser difíceis de quebrar.
Jogo: Estádio José Redondo, Sábado (Dia 8) às 15h
Previsão: 6 – 49
Benfica v Belenenses
Provavelmente o jogo mais equilibrado e com resultado incerto da jornada.
De um lado um Benfica que tem subido de rendimento e que conta com um plantel recheado de contratações fruto de um investimento de Rui Costa nesta modalidade, de outro o detentor de todos os títulos nacionais e que vem motivado depois de uma vitória na Super Taça na quarta-feira.
Muitas expetativas em ver como se apresenta o Benfica e a qualidade dos novos reforços, de onde se destaca José Rodrigues e Hayden Hann, sobretudo quando o seu primeiro desafio será frente à equipa que os eliminou na meia-final da Taça e que no último anopassado apenas perdeu frente ao Cascais.
Jogo grande com dois candidatos logo na primeira jornada.
Jogo: Estádio Universitário de Lisboa, Domingo (Dia 9) às 12h
Previsão: 22-24
Académica v Agronomia
A Académica vem de uma época aquém das expetativas e qualidade da equipa de Coimbra. Num terreno sempre difícil para qualquer adversário darão muitas dificulades a uma jovem equipa de Agronomia. Os estudantes quererão aproveitar o menor tempo de descanso dos agrónomos e desmotivados pela derrota na Super Taça.
Apesar do resultado de quarta-feira, a Agronomia deixou boas indicações e quererá levar isso como base para se consolidar neste campeonato como candidata ao título. Uma equipa jovem e irreverente que vai a Coimbra mostrar que a derrota na Super Taça não os desmotivou.
Jogo: Estádio Universitário de Coimbra, Domingo (Dia 9) às 15h
Previsão: 17-26
Nota: O CDUP-CDUL foi adiado para o dia 15 de Outubro