Please Wait
Loaded
Lusitanos v Iberians
SuperCup 2024

Rugby Europe Super Cup 2024 – Primeira Jornada

Lusitanos vencem (36-18) na primeira jornada da SuperCup2024.

Artigo escrito por: Nuno Madeira do O

O melhor: Oportunidade bem aproveitada para dar minutos a vários jogadores jovens, naquele que foi o início a sério do ciclo “Campeonato do Mundo 2027”. Foi também uma vitória com uma diferença de pontos confortável o que pode ser útil para a segunda fase da competição.

O menos bom: Foi um jogo algo atabalhoado, característico de início de época e de duas equipas ainda à procura de rotinas.

Melhor em campo: André Cunha esteve em bom plano defensivo, sendo um obstáculo difícil de transpor. Gabriel Aviragnet, especialmente na segunda parte, foi uma dor de cabeça para a defensiva dos Iberians, criando várias oportunidades e assistindo para um ensaio. No entanto, o prémio de Melhor em Campo vai para Hugo Aubry. O internacional português teve uma exibição muito consistente, quer a 15 onde começou a partida, quer a 10 onde terminou o encontro. Marcou um ensaio e descobriu vários buracos na linha recuada dos Iberians, empurrando com critério o jogo para a frente.

Hugo Aubry, o melhor em campo para o Linha de Ensaio. Crédito: Luis Cabelo

Foi um final de tarde soalheiro que abriu oficialmete a época 2024/25 do rugby português. No Jamor, o público que acabou por compor bem as bancadas do campo 2, entrava com paciência, olhando (e parando) com curiosidade na zona de merchandise e catering que os recebia de braços abertos.

Para os 23, Simon Mannix escolheu uma equipa bastante jovem, com alguns nos nomes habituais (Torgal, Bello, Granate, Wallis, Baptista, Appleton, Lima, Cardoso Pinto) a ficarem de fora. Na segunda linha, os irmãos Rebello de Andrade vestiam a 4 e a 5, com Francisco Almeida, André Cunha e Frederico Couto a ocuparem a terceira linha. Nos 3/4s, muita criatividade com três habituais médios de abertura a jogarem simultaneamente: Manuel Vareiro a 10, Domingos Cabral a 12 e Hugo Aubry a 15. José Paiva dos Santos e Fábio Conceição jogavam nas pontas, com Pedro Lucas (9) e Gabriel Aviragnet (13) a merecerem também a confiança do treinador.

Em campo Lusitanos e Castilla y Leon Iberians jogaram a primeira jornada da edição 2024/25 da Rugby Europe Super Cup e não foi preciso esperar muito tempo para o marcador funcionar. Dois minutos volvidos, penalidade da equipa espanhola e Manuel Vareiro a marcar os primeiros três pontos da partida.

O jogo era algo incaracterístico, com erros de parte a parte. Aos 9 minutos, um desses erros permitiu aos Iberians empatarem a partida (3-3). Impulsionados pelos primeiros pontos marcados, a equipa visitante pegou na partida e viria a conseguir o primeiro ensaio do encontro, após várias fases de pick and go. Conversão acertada e 3-10 no marcador.

Os Lusitanos responderam quase de imediato num ensaio bem desenhado: cross-kick de Manuel Vareiro, Paiva dos Santos a conseguir receber a oval no ar entre dois contrários e a marcar com algum à vontade (10-10).

Crédito: Luis Cabelo

Com cinco minutos para jogar na primeira parte, uma excelente jogada dos 3/4s lusos deu origem a outro ensaio. Paiva dos Santos descobriu um buraco na linha dos Iberians, e ganhou cerca de 5m antes de meter a oval em Manuel Vareiro. Circulação rápida, a passar pelas mãos de Aviragnet antes de chegar a Hugo Aubry que conseguiu tirar dois adversários da frente antes de marcar. Conversão feita e 17-10 ao intervalo.

A segunda parte começou com várias alterações do lado luso (troca da primeira linha e do médio de formação) mas foram os Iberians que conseguiram marcar. Penalidade ganha a uma primeira linha ainda a entrar no ritmo da partida, e penalidade aos postes (17-13). A partir daí, os Lusitanos tomaram contra das operações sem mais largar.

Aos 55 minutos, excelente abertura de Domingos Cabral para Diogo Rodrigues (entretanto entrado) que ultrapassou toda a linha defensiva espanhola em velocidade e marcou (22-13). Este ensaio coincidiu com uma grande quebra física do lado dos Iberians que os Lusitanos aproveitaram da melhor forma.

Ensaio de Hugo Camacho (após uma grande jogada de Aviragnet) aos 27mins da segunda parte, com Francisco Almeida também a marcar três minutos mais tarde. Jogo resolvido que ainda viu acontecer mais um ensaio de cada parte, establecendo o resultado final em 36-18 para a equipa da casa.

Bom resultado dos Lusitanos, que conseguiram vencer num jogo cujo objetivo era dar minutos e experiência a jogadores que poderão vir a desempenhar um papel muito importante em 2027, caso Portugal se consiga qualificar para o próximo Campeonato do Mundo.

Os Lusitanos voltam à ação no dia 21 de Setembro, contra a equipa do Black Lion (Geórgia).

Crédito: Luis Cabelo
Lusitanos v Black Lion
SuperCup 2024