Please Wait
Loaded
Ronda 3: Delta
Lusitanos XV

Super Cup #3 

Os Lusitanos XV derrotaram os neerlandeses do Delta alcançando a 3ª vitória consecutiva na Rugby Europe Super Cup.

Artigo escrito por: Rui Neto Fernandes

O melhor: A vitória contundente da franquia portuguesa, por claros 7-50, com sete ensaios marcados que valeram um ponto de bónus.

O menos bom: Os 25 minutos da primeira parte após o primeiro ensaio marcado, com faltas sucessivas que culminaram com um ensaio de penalidade para o Delta.

Homem do jogo: Jorge Abecassis. Jogo espetacular do médio de abertura português, não só pelos 15 pontos marcados (6 conversões de ensaio e 1 penalidade) mas também pela liderança da equipa e a dinâmica que imprimiu ao jogo luso.

Credito: Dennis van de Sande

Em Amersfoort, nos Países Baixos, os Lusitanos XV conseguiram a 3ª vitória consecutiva na Rugby Europe Super Cup frente à franquia neerlandesa do Delta, mantendo o 1º lugar da Divisão Oeste, agora com 14 pontos.

A equipa portuguesa iniciou o jogo a todo o gás conseguindo os primeiros pontos logo aos 4 minutos, na sequência de uma grande arrancada do segunda linha Rafael Simões, que a jogar à ponta conquistou um grande ensaio.

No entanto, e apesar do início de jogo promissor, os Lusitanos XV não reagiram bem à resposta do Delta, que apostou num jogo mais físico, recorrendo frequentemente ao “pick and go” e instalando-se durante mais de 20 minutos nos 22 metros portugueses. Os Lusitanos realizaram inúmeras faltas neste período, muitas destas junto à linha de ensaio, que culminaram num cartão amarelo mostrado a João Granate aos 22 minutos e num ensaio de penalidade para os neerlandeses aos 26 minutos (que até poderia ter sido averbado mais cedo).

O ensaio do Delta despertou os Lusitanos XV que logo aos 29 minutos responderam com um ensaio marcado pelo centro Vasco Ribeiro e convertido por Jorge Abecassis. O médio de abertura converteu aos 38 minutos uma penalidade, levando o jogo para intervalo com o resultado de 7-15.

Credito: Dennis van de Sande

Na 2ª parte os Lusitanos XV entraram determinados a demonstrar definitivamente a sua superioridade em relação à equipa neerlandesa, conseguindo o 3º ensaio aos 49 minutos por João Freudenthal, que jogou a defesa neste encontro.

Jorge Abecassis embalou para uma exibição de luxo, construindo à mão uma muito boa jogada de entendimento que originou 4º ensaio marcado por João Granate aos 60 minutos e realizando uma fabulosa abertura ao pé para receção de Rodrigo Marta, que arrancou para o 5º ensaio português, marcado aos 66 minutos.

A franquia portuguesa ainda marcaria mais dois ensaios, aos 72 minutos por Pedro Lucas e aos 77 minutos por João Mateus, após uma jogada em maul.

O jogo terminou com o resultado de 7-50 para os Lusitanos XV, que conseguiram um ponto de bónus pelos 7 ensaios conseguidos.

Os Lusitanos estão no topo da tabela e o próximo jogo será em Bruxelas no dia 30 de Outubro, contra a equipa dos Brussels Devils.

Ronda 4: Devils
Lusitanos XV